Cirurgias plásticas em adolescentes: O que considerar?

É inegável que a procura por procedimentos estéticos aumentou consideravelmente nos últimos anos. A ideia de um corpo perfeito mudou dos anos 90 para os dias atuais, e muitas pessoas veem a cirurgia plástica como uma saída para se sentir melhor consigo mesmas. 

Contudo, quando estamos falando de adolescentes, existem algumas considerações que todos os pais e responsáveis precisam estudar antes de permitir qualquer procedimento estético.

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco mais a fundo sobre esse assunto, abordando:

  • O que os adolescentes precisam considerar?
  • O que os pais e responsáveis precisam considerar?

Confira a seguir!

O que os adolescentes precisam considerar antes de cirurgia plástica

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fase de adolescência se inicia aos 12 anos e vai até os 24 anos, mas existem controvérsias sobre quando uma pessoa se torna realmente adulta. 

Algumas das cirurgias plásticas mais procuradas por menores de idade são:

  • Rinoplastia
  • Otoplastia
  • Inserção de próteses de silicone

Quando feitas muito precocemente, os resultados de algumas cirurgias plásticas podem ser alterados, como é o caso da otoplastia, já que as cartilagens das orelhas crescem vigorosamente até os 21 anos (perdurando em menor grau por toda a vida) e da inserção de próteses de silicone, já que as mamas ainda estão em desenvolvimento durante a fase inicial da vida. 

Outro ponto a ser considerado é o pós-operatório: o adolescente terá de fazer o máximo possível de repouso, ter cuidado com a dieta e seguir à risca as orientações do médico. Por isso, antes de procedimentos, é preciso avaliar se existem condições físicas e emocionais para a cirurgia plástica.

O que os pais e responsáveis precisam considerar?

Os responsáveis pelos adolescentes precisam buscar entender as dores e as expectativas sobre as cirurgias plásticas. Nesse caso, é imprescindível que exista uma conversa sincera de ambos lados. 

Após entender o que o seu filho deseja, é possível trilhar um caminho, seja o da busca de ajuda psicológica por causa de ideias irreais sobre o corpo perfeito ou o da consulta com um médico cirurgião, para saber quais são os resultados possíveis dos procedimentos cirúrgicos. 

Riscos e benefícios da cirurgia plástica

Com a era das mídias digitais, sabemos que existem algumas pessoas mais influentes que falam abertamente sobre as cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, porém, os responsáveis e adolescentes precisam levar em conta os riscos de uma interferência estética, como a possível rejeição de uma prótese de silicone, uma possível infecção na cicatriz, trombose, entre muitos outros.

  • Contudo, também existem benefícios de cirurgias plásticas feitas durante a adolescência, como a recuperação mais rápida (quanto mais jovem e saudável for o paciente, mais rápido será o pós-operatório).

Para saber mais sobre cirurgias plásticas, siga o Dr. Daniel Rufatto nas redes sociais.