Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma neurotoxina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum que a partir da década de 70 começou a ser utilizada para fins Terapêuticos e Estético.

A toxina botulínica do tipo A é a mais utilizada para atenuar rugas faciais dinâmicas, ou seja, as rugas de expressão, que são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos permanentes na pele.

Seu mecanismo de ação irá interromper a contração das fibras musculares, determinando um relaxamento muscular temporário e as rugas se atenuam.

A substância é injetada em pontos específicos responsáveis pela mímica facial de forma rápida, segura e com uma sensação suportável da picada. O efeito da aplicação pode demorar para aparecer em torno de 72 horas, sendo observado ação completa por volta de 15 a 20 dias. O procedimento deve ser repetido a cada 3 a 6 meses para manutenção.

Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios), região peri-orbitária (“pés de galinha”).

Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento.

As principais marcas são: BOTOX®, DYSPORT®, BOTULIFT®, PROSIGNE®, XEOMIN®